Castelos

 

Uma das maiores novidades da expansão Armaggedon Blade foi a introdução do Castelo Conflux, um castelo com características diferentes dos outros.
O Conflux integra as unidades elementais neutras do jogo original, Air Elemental, Water, Fire e Earth , ainda trás de volta de Heroes anteriores a Sprite e a Fênix, além de estrear o Magic Elemental, uma terceira Hydra no jogo.
Os Heróis do Conflux já iniciam com mais Skills primários que outros Heroes. Seus magos, os Elementalists, já começam com conhecimento básico em algum skill secundário de magia, o que lhes coloca como ótimo perfil para Herói que fica para guardar os castelos.
Os upgrades de Air e Water, Storm Elemental e Ice Elemental são ótimas criaturas. Comparadas com seus rivais de nível e até com seus aliados de level 04 e 05. Tanto que é possível afirmar que o conflux tenha quatro criaturas de level 04, todos os Elementais podem ser considerados do mesmo nível.
Uma coisa que faz o conflux ser totalmente especial é quando ao uso de magia, com a estrutura especial do castelo, Magic University, você pode aprender skill secundários de todas as magias. Além disso com o Grail você pode construir no Conflux, o Aurora Boreal, uma estrutura que lhe proporcionará o aprendizado de todas as magias.



CRIATURA DE DESTAQUE

STORM ELEMENTAL


Uma criatura respeitável de level 02, com dano variando de 2-8. Com Bless o dano do Storm pode ser o maior dano entre todas as criaturas de levels 02 e também 03 do jogo, só pode encontrar rival no Cerberus e isso porque este pode atacar 3 ao mesmo tempo. É uma ótima criatura para começar explorando o mapa

 

 


Chegamos então no resumo da oitava cidade oficial do jogo, faltando agora apenas o Resumo do Conflux.

INFERNO é talvez a cidade menos querida dos jogadores, acredito que isso se deve as habilidades de suas criaturas que são em geral pouco funcionais. Um só serve para drenar mana quando heróis inimigos usam magias. O único arqueiro que se não bastasse ser apenas de level dois, pode acertar os próximos aliados. O Demon (Level 04) não tem habilidade especial. O Pit Lord praticamente também não tem habilidade especial, pois tem que esperar um grupo inteiro morrer para poder usar.
Acredito que a força do Inferno esteja ligada principalmente ao Gate estrutura especial que faz as cidades do Inferno terem uma comunicação direta entre si, o que favorece a defesa de suas cidades e ao rápido recrutamento de criaturas o que resulta em uma concentração em grande número. Considero que Inferno é realmente um castelo que se baseia não na qualidade de criaturas e sim na quantidade. E isso seria um desastre se não fosse o Inferno também um castelo rápido, não tem lesma no inferno, assim eles chegam rápido e quando estiverem em grande número sempre irão dar muito trabalho. Outra coisa que o Inferno se destaca é que possui rápidos voadores de levels 06 e 07, o que pode resultar em um terror quando ataca castelos inimigos.
Eu poderia ter destacado mais uma vez um unidade de level 06 ou 07, mas preferi fugir do obvio. Assim elegi uma criatura pouco valorizada, mas é um coadjuvante se bem usado pode fazer a diferença.
O Cerberus pode atacar três inimigos ao mesmo tempo. O que deixa o seu dano de 2-7, atacando três inimigos com bless chegar a 21. É uma Hydra em tamanho pequeno, mas mais rápido que ela. É um criatura que pode ter todo tido de serventia, tanto ofensivamente como defensivamente.
 


No subterrâneo encontramos uma cidade bastante interessante. O Dungeon é um mundo de Scorpicores, Medusas, criaturas perigosas, cheias de olhos como o Evil Eye e um poderosoDragão Negro.

Sem dúvida é um dos melhores castelos para se jogar. Tudo que o Dungeon contém agrada gregos e troianos: Seja as suas criaturas que são bastante versáteis. Ou nos Heroes, tanto os combatentes como os magos (os melhores magos do jogo). Ou até no próprio castelo que com suas estruturas especiais que uma dobra os pontos de magia dos aliados e outra que dá 1000 de experiência. Se quer magia pode aprender até o level 05, se procura bons arqueiros você têm, se procura gente poderosa no corpo-a-corpo também irá encontrar.
Ainda com Dungeon é o castelo ideal para a kamikaze Armageddon funcionar, devastando o mapa completo, deixando apenas os Black Dragons vivos que são imunes a todo o tipo de magias.
O Castelo possui três voadores, levels 02, 06 e 07. A Harpy é uma criatura que ataca, mas volta para o mesmo lugar que estava e essa sua habilidade se bem usada é perigosíssima. A Harpy é praticamente uma unidade arqueira, mas de tiro curto.
Nos levels 03 e 04 dois bons arqueiros que sabem se virar também no braço se for preciso.
Ainda temos o Minotauro criatura com alto poder ofensivo. E o Troglodyte de level 01 que faz número no castelo.

CRIATURA DE DESTAQUE:
BLACK DRAGON, pode ser considerada a segunda criatura de level 07 mais poderosa do jogo, sendo superado apenas pelo Archangel. É imune a todo tipo de magias o que lhe coloca protegido em batalhas contra heróis inimigos. Porém os feitiços benéficos também não funcionam com ele e assim você também deixa de ganhar algumas vantagens.
 


O que mais chama atenção na Necropolis é o seu visual, todo o seu clima. Um dos castelos mais interessantes, com toda uma esfera fantástica. Sua trilha musical, o desenho escuro da sua cidade, suas criaturas assustadoras.

A Necropolis é uma cidade única, só nela você encontra tantas particularidades concentradas em um grupo de criaturas: Primeiramente são todos mortos, assim boa parte dos feitiços não funciona com eles. Ainda algumas habilidades como as do Gorgons deixam de funcionar contra a Necropolis, assim estratégias funcionais contra outros castelos precisam ser repensadas quando seu adversário é morto. Segundo, essas criaturas da Necrópoles não possuem moral, assim seus movimentos não ganham turno extra, nisso haverá vantagens e desvantagens, você não terá turno extra, mas poderá violar tranquilamente tumbas que não terá a sua moral penalizada.
A necrópoles no seu time possui três voadores e um arqueiro de level 05 com poder de atacar áreas adjacentes, sendo assim considerada muito boa para invadir castelos e destruir estratégias defensivas, pois não dá para deixar todo mundo juntinho com o Arch Lith solto por aí. :( O Vampiro ainda é uma criatura que pode se tornar invencível no combate devido a sua possibilidade de regeneração. Ainda possui um poderoso cavaleiro no level 06 e você pode concentrar hordas de level 01 (esqueletos) graças a necromancia, os lentos Zumbis completam o time. Um time baseado principalmente nos Levels 01, 04, 05 e 06, com uma fraca unidade de level 07 (praticamente uma segunda criatura de level 06).

UNIDADE DE DESTAQUE:


DREAD KNIGHT

Um imenso poder ofensivo capaz de dar uma dor de cabeça em qualquer um. Ele compensa as fragilidades do Level 07 do castelo, dando a segurança para o resto da turma.
Com duplo dano o seu ataque é devastador, podendo chegar a 60. Ainda o Dread Knight distribui a magia curse nos inimigos dando um bom prejuízo.
 
 

O que se destaca no Stronghold é que é um castelo em que do dano das suas criaturas tente a ir nas alturas, mas também em contra partida é uma castelo frágil na defesa. Por isso é um castelo em que também é bom pensar um pouco antes. Você não deve colocar seus Thunderbirds no meio da muvuca, que contra um castelo inteiro, ele sozinho não vai durar muito tempo.
Saiba a hora certa de avançar, use bem suas magias para aumentar ainda mais o dano das suas criaturas, e sempre tome cuidado na defesa, já que as criaturas do Stronghold tendem a morrer em grande número se você não cuidar delas. Tentando ter poucas perdas, no decorrer do jogo, em grande número o Stronghold pode ser transformar em uma castelo quase invencível. É um castelo com dois Arqueiros (não são dos melhores, mas dão cobertura), um voador (mil e uma utilidades), um mago que aumenta o dano dos aliados (bem usando faz miséria, e também é ótimo para defender os Arqueiros, pois é muito forte) e ainda temos 3 criaturas de ataque corpo-a-corpo, levels 01, 02 e 07.
O reino de Krewlod é do alinhamento do Stronghold.
 
 

Continuando então a série de resumos sobre os castelos, após Castle, Rampart e Tower. Chegamos no Fortress.

A Fortaleza é um castelo geralmente difícil para quem não tem muita experiência no jogo. São criaturas em geral lentas, com Hp baixo. Um castelo complicado para quem é descuidado e não gosta de esperar o avanço do inimigo para atacar.

Suas criaturas são totalmente defensivas, é aquele grupo que espera o inimigo, fica na toca esperando o momento ideal de atacar. As criaturas da Fortaleza são répteis em sua maioria, é o mundo do pântano com venenosas criaturas.

O Fortress é composto por: Dois rápidos voadores, frágeis por isso pense bastante no momento certo de usa-los. Apenas um arqueiro de level 02. E nos levels 01, 04, 05 e 07 são 4 criaturas de combate corpo-a-corpo, que bem encaixadas podem dar um boa dor de cabeça.
Fortress é considerado o castelo mais barato do jogo, e em que apenas madeira já pode ser suficiente para um rápido desenvolvimento.


Unidade de destaque:

MIGHTY GORGON

 

Um MIGHTY GORGON (unzinho só) em um ataque simples possui 10% de chances de matar qualquer inimigo, podendo ele ser até o mais poderoso. Um simples Dragão pode morrer como uma mosca.

Com um bom número de Gorgons no seu exercito você pode aniquilar com um bando de Archangels ou Dragões rapidamente. É o terror de qualquer unidade poderosa.

Fuja do Gorgon, deixe os seus arqueiros tomar conta dele, se não quer arriscar ser destroçado!!!

 



Depois de ver um pouco sobre Castle e Rampart, chegamos no terceiro castelo a comentar. Tower!!!!
Em geral Tower é um castelo divertido, que muitos gostam de jogar. Primeiro, você tem 3 tiradores de level 01, 04 e 07, nenhum outro castelo proporciona isso. Segundo, geralmente com Tower você pode usar mais magias, seu Mage guild vai até o level 05 e ainda com Library você pode aprender mais um feitiço de cada nível. Tem ainda Wall Knowledge que acrescenta aos seus heróis mais 10 de mana (1 ponto de Knowledge). E como se ainda não bastasse, você tem o custo dos seus feitiços barateados tendo o Arch Mage no seus exército. E “como se não bastasse II”, o Master Genie é um feiticeiro, há até estrategistas que dividem os Genies em grupos e com isso podem usar assim dois, três feitiços por rodada. Mas nem tudo é o paraíso, Tower é considerado um castelo muito caro!!! Evoluir, construir, tenha certo que gastará muito para chegar lá!!!!
Na história do jogo, o reino de Bracada é do alinhamento da torre.

Estrategicamente são 3 tiradores, dois voadores (fracos, pois é um castelo que não precisa muito disso para invadir um castelo), uma babá de atiradores (Golem) e uma mulher para defender os marmanjos no braço se a coisa complicar (Naga).

Só poderia ser ele!! Titan!
Para quem gosta de arqueiros, está ai o melhor deles, um arqueiro de level 07, com dano de 60-40. Sem dúvida se bem usado é um criatura que tende a evoluir o seu poder no decorrer do jogo, por atacar de longe tende a sair ileso, pois fica lá de longe dando seus golpes.
 



É um dos castelos em que predomina a temática da natureza. Rampart é um castelo que você pode pensar em várias estratégias, mas que tudo se concentre nos Elfos. É um castelo que alterna entre unidades muito rápidas e unidades muito lentas. (Centaur ,Pegasus, Dragões x Dwarf, Dendroid). Possui unidades com alto Hp, mas também possui unidades frágeis. É ainda o melhor castelo para se acumular recursos, com Rampart você pode ficar milionário em jogos mais longos, tudo graças ao Treasury. Em geral também é um castelo com boa resistência a magias.
O reino de AvLee é do alinhamento do rampart.



Unidade de destaque:

GRAND ELVES

Colocar o seu castelo à mercê de uma unidade de level 03. Pode ser arriscado, mas quem cuidou bem dos seus Elfos, diz que nunca se arrependeu.





Os ELFOS têm duplo ataque, mas um Hp menor que um Evil Eye, o que na comparação deixa os Elfos com um poder de ataque muito grande, mas uma fragilidade na defesa. Com um inimigo cara-a-cara com um Elfo, é inútil atacá-lo, já que os Elfos perdem seu duplo ataque e ainda arqueiros atacando de perto, em geral, recebem penalidade de 50%. Assim um Elfo que tem dano de 5-3, que por ser duplo fica em 10-6, atacando de perto vai ficar com 2,5/1,5. Por isso chame a turma toda do Rampart para acudir...
 

Predominantemente humano, Castle é considerado o mais poderoso castelo do jogo. E não é a toa, todas as suas 7 unidades são boas e funcionais para as mais variadas estratégias. Castle não tem criatura ruim. Possui bons arqueiros, ótimas unidades de ataque corpo-a-corpo, boas criaturas de nível baixo, boas criaturas de nível elevado. Até um Pikemen é perigoso. Seja em mapa pequeno, mapa grande. Jogador veterano ou iniciante. Para Castle tudo tende a ser mais fácil...
O alinhamento do castelo é o Reino de Erathia.

Unidade de destaque:

Archangel
É disparada a melhor unidade do jogo. Mais rápida, mais forte, mais isso, mais aquilo. Ainda aumenta o moral dos aliados e ainda pode ressuscitar aliados.


A Archangel é amplamente superior que seus rivais de level 07, principalmente no jogo original, "The Restoration of Erathia". Perde um pouco da sua força com as expansões, pois seu preço de recrutamento aumenta em um gem, mas ainda continua supremo pelo menos entre as criaturas dos castelos.

 

 



Pela história do jogo percebemos que existem castelos dos mocinhos e dos vilões, ainda teríamos castelos neutros.

Castelos do Bem: Castle, Tower, Rampart
Castelos do Mal: Dungeon, Necropolis, Inferno
Castelos Neutros: Fortress, Strongholds

O Conflux seria um castelo com tendência a ser neutro também. Mas se a 3DO tivesse incluindo o Forge no jogo, este seria um castelo do Mal. Assim com as expansões poderíamos ter tido 4 castelos do mal, 3 do bem e dois neutros, com a troca de Forge por Conflux ficamos com 3/3/3.